A Deusa Nêmesis

quinta-feira, 19 de abril de 2012.

(texto e imagem da internet)


Uma das heranças do direito positivo nos faz entender, hoje, a justiça em sua relação com as leis. Os mitos da antiguidade lembram-nos aspectos por vezes já esquecidos.
Também conhecida como A Deusa da Vingança,
Nêmesis, aquela que castigava com severidade todos cuja inteligência encontrava-se perdida pela arrogância e pelo orgulho. Assim como perseguia aqueles que gozavam de uma excessiva felicidade. Conta-se que a deusa ouvia os votos de amor eterno dos amantes e castigava aqueles que não cumpriam suas promessas. Ela puniu o rei Creso da Lídia, porque ele ficara excessivamente orgulhoso devido ao seu poder e pelas suas riquezas. Em certa passagem, castiga Narciso, pois não tinha olhos para ninguém além da própria beleza. Uma das versões do mito conta que a deusa provocou um forte calor e Narciso, buscando se refrescar encontra um rio, ao contemplar sua imagem, apaixonado, mergulha atrás dela e morre
O nome Nêmesis significa: distribuir, dividir, tomar, receber legalmente. Os atributos dessa Deusa eram um ramo de macieira, rédeas, um chicote, uma espada e uma balança.
Como era uma criatura da noite, era responsável pelas Fúrias. As Fúrias eram três deusas vingativas que faziam o transporte das almas dos pecadores mortos para o Tártaro, região em que se aplicavam os castigos no mundo inferior.
Némesis, uma deusa primordial, ou seja, nascida antes da formação do panteão olímpico, era uma executora da justiça. Tão bela e radiante quanto Afrodite, com a diferença de ter asas. As asas que lhe permitiam voar para desempenhar suas tarefas. 
Segundo a mitologia, para fugir das investidas de Zeus, Nêmesis se metamorfoseou em gansa. O Deus se transformou em cisne e a ela seu uniu. Dessa conjunção, Nêmesis pôs um ovo e o escondeu num bosque sagrado. Um pastor o encontrou e o deu à Leda. Guardado num cesto, a seu devido tempo, nasceu Helena, mulher de beleza fabulosa e por quem heróis e reis lutavam, e guerras eram travadas.


2 Comentários:

Só pra você disse...

Olá querida, tudo bem? Adorei essa história mitológica, eu sempre li bastante essas histórias e também muito reflexiva. Parabéns querida.
Venha me visitar também, saudades eu sinto.

Beijos e uma ótima semana.

Auxiliadora

R disse...

Adorei este recanto! Delicioso!

Beijos

Cursores ^^

GIRLSPT.COM - Cursores Animados
 
々 A Dangerous Mind 々 © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |