Lilith

sábado, 16 de julho de 2011.





 
  A palavra Lilith vem do sumério Lulu, que significa libertinagem.


   Lilith (ou Lua Negra) é um ponto astronômico correspondente ao grau do apogeu da órbita lunar projetado na eclíptica zodiacal. 


O modelo feminino permitido ao ser humano pelo padrão ético judaico-cristão baseia-se no de um fragmento do ‘primeiro ego’, que seria Adão. Vários textos históricos , no entanto, citam uma variante, a criação de Lilith, a primeira mulher, feita em igualdade de condições com o primeiro homem, e expulsa do Paraíso por tentar fazer valer essa igualdade.
Não se sabe com certeza de que forma a lenda de Lilith, esta primeira companheira de Adão, foi banida da versão Bíblica da Igreja. Mas indo às Escrituras hebraicas podemos encontrá-la como uma mulher feita de pó negro e excrementos, portanto, condenada a  infernizar ao homem. No fundo, Lilith já fora criada como um demônio, tendo gerado, juntamente com Adão, outros seres iguais a ela, que se vingam contra a humanidade. Essa natureza satânica é, por assim dizer, uma advertência do que a cultura rabínica e patriarcal nos faz com relação àquela que perturbou a noite toda o sono de Adão: Lilith, feita de sangue (menstruação) e saliva (desejo), é expressão de fatalidade. Neste ponto, Lilith é mais fiel ao protótipo da mulher do que a submissa Eva, embora ambas tenham sido veículo do pecado. Só que a recusa ao desejo, ao sonho erótico que subtraiu a porção divina de Adão chega, com Lilith, a extremos surpreendentes após a separação deste casal.








Deusa Lilith



Ela, mulher, que goza de
Sublime celestial
Pertencente de todos os dons.
Perigosa...
Seria o pseudônimo
Que assim a define

Nada lhe amedronta
Nada lhe dentem ou lhe aprisiona
Filha do Céu e da Terra
Temida, como seu exercito,

Eu sou Lilith!

E ultrapasso os confins da história...

Perseguira-me, Humilharam-me,
 Matara-me, Para que fosse feito o exemplo,
Mais tudo em vão, pois agora
Eu resisto!

Ao mais feroz dos tempos 
a toda ira, e assim, ao pior dos julgamentos

Reparem!

Eu renasço como cada folha que caí...
Feita de atroz beleza
Qual ainda seduz o mundo com
Sangue e Guerra
Irresistivelmente poderosa,
Pois eu sou Lilith !    

3 Comentários:

_lua_ disse...

Adorei seu Blog, estou seguindo, ok?

Bjs e boa semana!!

Este post em especial li com mto carinho.. voltarei para ler os outros.. =)

Deusa disse...

Olaaa
obrigada pela visita
Um brinde à Lilith
Amei !

SouZ disse...

Um brinde à Lilith!!!
Muito bom!!!

Cursores ^^

GIRLSPT.COM - Cursores Animados
 
々 A Dangerous Mind 々 © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |